
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Ora viva! ✌️
Um artigo publicado ontem na Activa serve de mote a este post, o qual intenta dar-te conhecimento de 15 sinais comuns àqueles que sacrificam constantemente as suas necessidades emocionais em prol da felicidade e do bem-estar alheios.
Uma coisa é querer dar-se bem com os outros, fazendo por agradá-los, outra bem diferente é dar-lhes prioridade absoluta na nossa vida. "Quando comprometemos quem somos e aquilo de que precisamos, agradar aos outros ultrapassou a linha que separa a bondade do auto-abandono", explica a psicoterapeuta Sharon Martin, num artigo para o Psychology Today. Daí que esta especialista alerte para os seguintes comportamentos, típicos de quem vive para agradar aos outros:
1. Queres que toda a gente goste de ti;
2. Pedes desculpa por tudo;
3. Anseias por validação;
4. Permites que as pessoas se aproveitem de ti;
5. Sentes-te culpada, ou que és má pessoa, quando impões limites;
6. Tens medo de conflitos;
7. Sempre foste ‘certinha’, ou seja, uma pessoa que segue as regras;
8. Acreditas que o 'self-care' é opcional;
9. Sentes-te tensa, ansiosa e no limite;
10. Esperas ser perfeita e segues padrões elevados;
11. Colocas-te em último lugar e não sabes pedir aquilo de que precisas;
12. És sensível a críticas;
13. Pensas que os seus sentimentos, necessidades, opiniões e ideias não são tão importantes quanto os das outras pessoas;
14. Gostas de ‘consertar’; detestas ver alguém magoado, com medo, triste ou desconfortável;
15. Ficas ressentida porque pedem-te sempre para fazeres mais e gostavas que as outras pessoas tivessem mais consideração pelos teus sentimentos e necessidades.
Se te revires em mais do que uma dezena destes sinais é caso para acionares o alerta vermelho e repensares a tua postura, pois não és uma prioridade para ti mesma. No meu caso, ficou claro que preciso lapidar sete deles.
Um beijo, um abraço, um sorriso e um até quarta!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.