
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Ora viva! 👋
No início desta semana, no post Afinal, aonde está o segredo da felicidade?, partilhei contigo as conclusões de um estudo levado a cabo pela reputada universidade de Harvard, o qual garante que ela não está no dinheiro, muito menos no status social. Nessa mesma publicação, desafiei-te a descobrir aonde reside a tua felicidade. Lembras-te?
No post de hoje, porque faço questão de encerrarmos a semana tal como começamos, sob a mais auspiciosa das energias, vou contar outro segredo: como ativar a felicidade em apenas 10 minutos. Sim sim, leste bem.
Admito que a felicidade não se encontra à venda, ainda que seja da opinião de que possa ser comprada. Contudo, o facto de não estar à venda não implica que não esteja disponível para consumo. O que estou a tentar dizer é que a felicidade está ao alcance de qualquer mortal que a queira, e por ela faça, obviamente.
Está cientificamente comprovado que os relacionamentos - mais concretamente, a qualidade dos laços emocionais que estabelecemos com os outros - determinam, e de que maneira, a nossa perceção da felicidade.
De acordo com os especialistas na matéria, há que investir nessa área da vida, e nem será preciso despender muito tempo para tal. Dez minutos por dia serão suficientes para sermos mais felizes e, provavelmente, fazermos os outros felizes.
Anota aí o que podes fazer para ser mais feliz, num curto espaço de tempo:
Liga a um amigo e fala com ele durante oito minutos
"Ouvir a voz de alguém é uma maneira mais poderosa de se conectar do que enviar mensagens de texto ou conversar nas redes sociais", revela Bob Waldinger, o psiquiatra que lidera atualmente o estudo que referi há pouco.
Mete conversa com um estranho
Outra dica do académico é falar com um desconhecido. "Somos seres sociais e todos nós prosperamos com este tipo de conexões."
Conhece alguém no trabalho
Escolhe alguém que gostavas de conhecer melhor, um desconhecido que queiras transformar em amigo, por exemplo. "Se não funcionar com uma, tente com outra pessoa."
Agradece a alguém
Pode ser uma carta, um bilhete ou uma mensagem que envies a alguém da família ou até a uma pessoa com quem não falas há algum tempo.
O objetivo deste desafio, lançado por Waldinger, em colaboração com o jornal The New York Times, com o propósito de mostrar que tipo de ação cria efeitos imediatos na felicidade, é para ser feito ao longo da semana, de modo a obter-se resultados concretos.
Meu bem, em nome da tua felicidade, aceita o desafio e faz-te à vida. Espero que concretizes pelo menos um destes desafios de 10, ou menos, minutos ao longo da próxima semana, a mais amorosa de todas.
Despeço-me com um xi-coração 💘 e desejos de um fim de semana maravilhoso. Que o amor e a felicidade estejam contigo!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.