Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


10671331_10205875931407860_4188999034217350526_n.j

Por estes dias a Rádio Renascença publicou um artigo sobre a fórmula da felicidade até aos 100 anos. Ao que parece, esta pode ser resumida a um conceito japonês: ikigai, "a felicidade de estar sempre ocupado", em tradução livre.

 

As regras para se alcançar a felicidade eterna, num total de dez, foram extraídas da sabedoria dos anciãos de Ogimi, aldeia com maior índice de longevidade do mundo, situada no arquipélago de Okinawa, no Japão, e compiladas no livro Ikigai - Viva Bem Até aos Cem.

 

Apesar de eu não ser um dos autores da obra, sou eu que tenho o privilégio de revelar-te os segredos mais bem guardados para se ter uma vida longa, saudável e feliz. Faire attention s'il tu plaît.

 

1. Sempre ativo

"Quem abandona as coisas que ama e sabe fazer perde o sentido da vida", escrevem os autores. O fim da vida laboral 'oficial' não deve travar-nos de "fazer coisas que tenham valor", pelo que o segredo é manter-se sempre ativo e esquecer a palavra reforma.

 

2. Calma na vida

A pressa é "inversamente proporcional à qualidade de vida". "Quando deixamos para trás as urgências, o tempo e a vida ganham um novo significado". É como gosto de dizer: "Calma na vida, sossego no espírito e paz na alma".

 

3. Comer menos

"Para preservarmos a nossa saúde por mais tempo devemos comer um pouco menos do que a fome que temos, em vez de nos empanturrarmos". Lembro-me de uma idosa lá da minha terra que reconhecia que o seu truque para se manter magra era levantar-se da mesa com fome.

 

4. Bons amigos

São o "melhor remédio para esquecermos as preocupações", para contar e ouvir histórias que nos façam sorrir, para pedir conselhos, para nos divertirmos, para compartilhar e sonhar… Em suma, para viver". Amigos reais e verdadeiros valem ouro, não valem?

 

5. Em forma

O exercício físico "segrega as hormonas da felicidade". E o corpo precisa de "manutenção diária" para que dure muitos anos. É por isso que os sábios japoneses recomendam que se deva ficar em forma para o próximo aniversário.

 

6. Sorrir

"É bom aperceber-se das coisas que estão mal, mas não se esqueça do privilégio que é estar aqui e agora". Afinal, argumentam, o mundo está "cheio de possibilidades". Não poderia estar mais de acordo.

 

7. Contacto com a natureza

"Fomos feitos para nos fundirmos com a natureza", garantem os dois autores. Mesmo o mais empedernido dos citadinos, precisa de "voltar a ela regularmente" para recarregar as "baterias da alma".

 

8. Agradecer

"Dedique um momento do dia para agradecer e a sua felicidade aumentará". A quem? Aos antepassados, à natureza, aos companheiros, "a tudo o que ilumina o seu dia e fá-lo sentir-se feliz por estar vivo". Lembras-te de ter já escrito que quando agradecemos, mostramos ser dignos de receber mais e melhor?

 

9. Viver o momento

"Tudo o que temos é o dia de hoje", lembram os autores. Por isso, "pare de se lamentar pelo passado e de temer o futuro", o que conta é o aqui e agora.

 

10. Seguir o ikigai

"Dentro de si há uma paixão, um talento único que dá sentido aos seus dias e incentiva-o a dar o melhor de si mesmo até ao fim". Se ainda não o encontrou, "a sua próxima missão será encontrá-lo". Onde estará o meu?

 

Meu bem, espero de todo o coração que estas máximas te tenham tocado tanto como a mim e te façam repensar algumas prioridades na tua vida. Aquele beijinho amigo e votos de um fim de semana tudo de bom.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D