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Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!


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Ora viva! ✌️

Com o verão à porta, ou seja com o cuidado com a aparência a multiplicar-se, para hoje poponho falarmos de alimentação saudável, assunto sempre atual e ao qual dou muita importância.

Não é por acaso que se diz que "somos o que comemos". Sensibilidades nutritivas à parte, o facto é que é cada vez mais consensual que a qualidade da nossa saúde, logo da nossa vida, passa, em grande parte, pela qualidade da nossa alimentação. Dito de forma crua e direta: o que pomos na boca determina o que vemos no nosso corpo e o que sentimos na nossa saúde.

A alimentação, que sempre teve um papel essencial na sobrevivência das espécies, assume agora um destaque sem precedentes. A atual crise alimentar, despoletada pela pandemia e agora agravada pelo conflito na Ucrânia, a par da pegada ecológica que muitos dos alimentos vêm deixando no planeta azul, impele-nos a repensar as nossas escolhas, não só em prol da carteira, mas sobretudo em prol da saúde.

A esse propósito, um estudo publicado na revista científica Cell, que cita investigadores norte-americanos da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade de Wisconsin, garantem ter descoberto os alimentos que previnem doenças e garantem mais anos de vida. Como tal, eis o que recomendam que comamos.
 
Sem restrição
Legumes, vegetais de folha verde-escura, grão integral, amendoim, castanhas, nozes, frutas (principalmente as vermelhas) e chocolate amargo (preferencialmente sem adição de açúcar).
 
Com moderação
Carboidratos refinados (como pães e massas), proteínas (de preferência as de origem vegetal, como feijão e ervilha), gorduras (de origem vegetal, como azeite, amêndoas e abacate) e carnes brancas (como peixe e frango).
 
Com precaução
Proteína de origem animal (sobretudo as carnes vermelhas).
 
Estou ciente de que sexta-feira não é propriamente o melhor dia para te encher os olhos com conteúdos sobre saúde e nutrição, daí que sugira que vás processando a informação ao longo do fim de semana e que na segunda-feira encetes algumas alterações à tua dieta alimentar. Parece-te bem?
 
Beijo no ombro 💋 e até para a semana!

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2 comentários

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De Ana D. a 03.06.2022 às 11:53

Os bons hábitos alimentares devem fazer parte da nossa vida todos os dias. É verdade que às vezes nos esquecemos disso e por isso é bom que nos tenhas refrescado a memória!
Obrigada pela partilha!
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De Sara Sarowsky a 03.06.2022 às 11:58

Grata Ana pelo teu achega. Beijinhos em ti 🫶

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