
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Ora viva! ✌️
Faz hoje uma semana que partilhei contigo os hábitos que deves banir da tua vida, em nome de uma existência mais saudável e sustentável. Hoje vou partilhar contigo outros quantos hábitos, que pela sua toxidade, te impedem de ser bem-sucedida nos teus propósitos, sejam eles profissionais ou sociais.
O sucesso é algo que quase todos os comuns mortais ambicionam, independentemente da sua interpretação. Pessoal e subjetiva, a sua noção varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, há aqueles que avaliam o sucesso pelo dinheiro, alguns pelo poder, outros pela fama e por aí fora. Existem uns quantos para quem o sucesso é uma questão de saúde, liberdade, segurança ou até de paz e harmonia.
Seja lá qual for o teu sentido de sucesso, o que não pode ser ignorado é que tens que fazer por ele, ou seja, que tens que investir em práticas e ferramentas capazes de te conduzir a ele. Esta publicação visa, pois, dar-te conhecimento do que não deve ser feito quando se quer alcançar o sucesso, isto é, dos hábitos tóxicos que te estão a impedir de a ele aceder. São eles:
1. Idolatrar quem já alcançou o sucesso
Todos nós precisamos de pessoas para nos inspirar, com quem possamos aprender. O que importa aqui referir é que não deves “endeusar” ninguém só porque é bem-sucedido. Há que ter respeito por aqueles que chegaram ao topo, mas tendo sempre em mente que eles fizeram o seu percurso e que tu tens que fazer o teu.
2. Comparar-se aos outros
Não tem qualquer mal em desejares aquilo que não tens, desde que isso não te deixe refém da comparação com os outros. As comparações geralmente só nos fazem sentir diminuídos, pelo que devemos bani-los da nossa vida, isso se queremos ser bem-sucedidos. Lembra-te que cada um tem o que merece, e o que faz por ter.
3. Ficar só na intenção
O "se..." é o que separa a realidade da possibilidade, o fracasso do sucesso. É expectável que este último não seja atingido com um estalar de dedos, mas isso não é motivo para não tentar. Por isso, para de procrastinar e de perder tempo com insignificâncias e usa a tua energia para investir naquilo que queres ver concretizado na tua vida. Define aquilo que queres alcançar e avança nesse sentido.
4. Cultivar a baixa autoestima
A falta de confiança e de amor-próprio é um dos maiores inimigos do sucesso, seja ele em que área for. Se é esse o teu caso, urge sacudires o medo do desconhecido e afastares a crença de que as pessoas bem-sucedidas são mais talentosas do que tu. Elas são apenas mais focadas no seu objetivo, ao ponto de o tornarem uma obsessão. Está na hora de te obcecares pelo que queres atingir na vida.
5. Apontar dedos
Quando apontas um dedo a alguém, outros quatros apontam na tua direção. Com isso quero deixar bem claro que a responsabilidade pela tua boa ou má sorte é 4 vezes tua e apenas 1 dos outros. Ninguém, a não ser tu mesma, é responsável por aquilo que acontece na tua vida. Aceita isso e assume a responsabilidade pelo sucesso (ou fracasso) na tua vida.
6. Julgar os outros
As pessoas mais abastadas não o são necessariamente por força do acaso (herança ou euromilhões). A maior parte delas deu duro para alcançar o que têm. O problema das menos prósperas não é o facto de serem preguiçosas, mas de não saberem como fazer para alcançar a riqueza e a abundância. É isso que as bloqueia. A dica dos experts é para deixar de lado os julgamentos e avançar em direção ao que se deseja.
7. Precisar de todas as respostas
Perante uma questão difícil, o melhor a fazer é admitir que não sabes e depois ires à procura da resposta. Não tens que ter todas as respostas, apenas de ser inteligente o suficiente para te cercares das pessoas certas, capazes de te apoiar e ajudar a obter a resposta certa.
8. Procurar a perfeição
O caminho para o sucesso é, muitas vezes, moroso, tortuoso e penoso. Dificilmente será perfeito, é bom que tenhas isso em mente toda vez que o desânimo ameaçar a tua motivação. Mesmo que não atinjas o nível de sucesso com que sonhaste, terás sempre aprendido alguma coisa ao longo do percurso. O facto de tentares ter sucesso, é sinónimo de sucesso.
9. Priorizar o conforto
Ao longo da viagem para o sucesso irás sentir dúvida, insegurança, desconforto, medo, desânimo e vontade de desistir. Poderás até entrar em pânico. Não te assustes, que tudo isso faz parte do processo. Como tal, habitua-te a esses sentimentos e segue firme no teu propósito. O que não nos mata, torna-nos mais forte, garante a sabedoria popular.
10. Esperar pelo momento certo
Não existe o momento ideal para correr atrás do sucesso. Começar um projeto, investir em alguma coisa ou avançar para o próximo desafio da tua vida é uma questão de decisão e não de timing. Mal sintas o chamado, dá o primeiro passo, sem pensar muito. O que tiver que ser será!
Há quase três horas que ando às voltas com este post, com muitas interrupções pelo meio, já esta manhã Deus o mundo resolveram solicitar a minha atenção. Custou, mas foi, ufa!
Beijo 💋 em ti e muito sucesso na tua jornada!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.