
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
A Forbes, com base no parecer do diretor do NeuroLeadership Institute e autor do livro 'Cérebro a trabalhar: Estratégias para ultrapassar distrações, recuperar a concentração e trabalhar todo o dia', David Rock, elaborou uma lista das sete experiências que o cérebro precisa de experimentar para que possa funcionar melhor.
1. Concentrar
Focarmo-nos num projeto é uma forma de pensar, pelo que este é um exercício fundamental para a nossa saúde mental.
2. Gerir o tempo
Para nós humanos é fundamental o relacionamento com os outros, daí que "estar isolado é duas vezes mais perigoso do que fumar". Para sermos mentalmente saudáveis, é necessária uma vida social para além do trabalho. Sendo assim, aprender a gerirmos o nosso tempo de forma a conseguirmos conciliar todos os aspetos da nossa vida é essencial.
3. Não fazer nada
Parece contraditório mas não é. Ler ou realizar uma tarefa banal, como lavar a loiça, permite que a mente viaje e reflita, o que, por sua vez, faz com que o nosso cérebro recupere e se concentre melhor.
4. Exercitar o pensamento
Fazer algo que nos permita pensar de forma profunda, como refletirmos sobre questões profundas com alguém ou meditarmos, permite ao cérebro reorganizar-se.
5. Divertir
Desfrutar de um tempo com os nossos amigos, ver uma comédia ou brincar com crianças são atividades divertidas que fazem com que o nosso cérebro relaxe e crie novas conexões.
6. Fazer exercício físico
Um estudo recente revelou que as pessoas são 23% mais produtivas nos dias que praticam atividade física. Quando nos exercitamos, ativamos regiões do cérebro que só são ativadas desta forma, o que permite que outras funções "descansem".
7. Dormir
Só descansar é pouco, é preciso dormir (bem) para que o cérebro se reorganize e consiga ser mais criativo. Perder uma noite de sono tem consequências a curto e médio prazo.
Depois desta, só me resta desejar-nos bons exercícios mentais, que o nosso cérebro há de agradecer com toda a certeza.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.