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Cr√≥nicas, contos e confiss√Ķes de uma solteira gira e bem resolvida que n√£o cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!


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Ora viva! ūüĎč

Às voltas com uma constipação que eu desconfio que tenha sido causada pela exposição prolongada ao frio (no sábado, fui passear a Porto de Mós), dedico esta publicação ao sistema imunitário, por ser aquele que mais e melhor nos protege contra as maleitas.

Na altura do ano em que o inverno caminha para o seu pico, estamos mais propensos a ficar doentes, com a gripe, a constipa√ß√£o e as viroses a correrem soltas e a vitimarem quem se p√Ķe a jeito. Fortalecer as nossas defesas √©, por estes dias, imperativo, e a estrat√©gia mais eficaz para prevenir, e, na impossibilidade de assim ser, de remediar,¬†ao menos.

Em relação ao menor tempo de exposição ao sol e às temperaturas mais baixas, pouco ou nada podemos fazer. O que podemos, e devemos, fazer é apostar no reforço do sistema imunitário. Como? Com esta mão cheia de dicas, referenciadas pela Urban Sports Club:

Alimentação equilibrada
O consumo de legumes, frutas e cereais, evitando as gorduras saturadas e o álcool em excesso, é um passo essencial no reforço da nossa imunidade. Como tal, uma dieta rica em antioxidantes, como tomate, morango, feijão, aveia e uvas, terá impacto positivo no desenvolvimento de glóbulos brancos, muito importantes para a destruição de bactérias nocivas.

Exercício físico regular
A atividade f√≠sica regular tem benef√≠cios no fortalecimento da resposta end√≥gena antioxidante do corpo e atrasa o 'envelhecimento' do sistema imunit√°rio. A Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS) recomenda 30 minutos por dia de atividade f√≠sica, seja ela intensa, como a muscula√ß√£o, ou moderada, como uma caminhada por dia.

Consumo de vitaminas
As vitaminas mais importantes para o reforço imunitário são a C, a D e a A. No geral, a alimentação pode ajudar a obter estes contribuintes vitais, através de alimentos como peixe, carnes vermelhas, citrinos, legumes, entre outros. No entanto, se não for possível obtê-las através da dieta diária, um suplemento multivitamínico poderá ser uma opção a ter em conta.

Dormir bem e descansar
O sono tem um papel vital no sistema imunit√°rio,¬† pelo que dormir (regularmente) menos de seis horas acaba por desarm√°-lo. Sendo um processo fisiol√≥gico com caracter√≠sticas de recupera√ß√£o, regula√ß√£o e prote√ß√£o, o descanso fisiol√≥gico afeta muitas fun√ß√Ķes imunit√°rias e produz prote√≠nas importantes para a defesa do corpo, da√≠ que seja essencial dormir uma m√©dida de 8 horas di√°rias.

Hidratação
Como o corpo humano √© constitu√≠do por 60% a 70% de √°gua, mantermo-nos hidratados √© essencial ao bom funcionamento corporal. A √°gua no corpo desempenha um papel de extrema import√Ęncia no transporte de nutrientes, na elimina√ß√£o de res√≠duos e na regula√ß√£o da temperatura corporal. Recordo que a quantidade de √°gua recomendada por dia est√° entre os 1,5 e os 3 litros.

Espero que estas dicas te sejam √ļteis e que consigas manter-te s√£ e livre de enfermidades. Quanto a mim, vou continuar no resguardo do lar, √† base de ch√° de lim√£o com gengibre e mel. Conto estar de volta amanh√£ com um novo epis√≥dio do podcast, dedicado √†s aplica√ß√Ķes de encontros. Elas abundam pelas redes, cada uma com a sua particularidade, e como tal, vou fazer uma listagem daquelas que eu considero mais adequadas √†s mulheres solteiras que ainda alimentam a esperan√ßa de encontrar o amor.

At√© l√°, beijo ūüíč em ti!

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