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Cr√≥nicas, contos e confiss√Ķes de uma solteira gira e bem resolvida que n√£o cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!


young-woman-g709fa5ca9_1920.jpgOra viva!¬†ūüę∂

Como sexta-feira pede leveza, sobretudo numa que calha no dia 13 ūüėČ, para hoje proponho repescarmos uma publica√ß√£o de h√° dois anos, atrav√©s da qual dei conhecimento de uma m√£o cheia de comportamentos que contribuem ativamente para a nossa sa√ļde, e, por consequ√™ncia direta, para a nossa felicidade. Bora ent√£o rever a mat√©ria dada?

Nos √ļltimos tempos, √† boleia desta pandemia, a quest√£o da imunidade nunca fez tanto sentido como agora. A comunidade cient√≠fica, e por tabela a comunica√ß√£o social, tem-se redobrado em esfor√ßos para conseguir estabelecer uma rela√ß√£o direta entre o sistema imunit√°rio e o SARS-CoV-2, sob o firme prop√≥sito de encontrar a cura ou, pelo menos, um trav√£o √† sua propaga√ß√£o.

Por acreditar piamente que a melhor defesa contra este novo coronavírus, assim como todos os outros que circulam por aí, reside num sistema imunitário forte, escolhi como tema deste post algumas atitudes que, pela sua elevada eficácia emocional, contribuem ativamente para fortalecer aquele, que neste momento, a par do distanciamento social, é o melhor aliado no combate à Covid-19.

Acredito que seja do teu conhecimento que a ingest√£o de infus√Ķes, ch√°s, sopas, alimentos ricos em vitamina C e suplementos seja uma aposta ganha no fortalecimento do sistema imunit√°rio. O que talvez n√£o saibas √© que o c√©rebro tamb√©m desempenha um papel essencial na preven√ß√£o e no combate a qualquer amea√ßa ao nosso bem-estar. Tanto assim √© que est√° ao alcance de uma decis√£o ajud√°-lo a refor√ßar a mais perfeita arma de combate √†s doen√ßas que o ser humano pode desejar. Como? Cultivando estes cinco comportamentos emocionais, citados por Teresa Marta, mestre em psicoterapia e¬†coach¬†para a coragem:

1. Pensa em ti
Toma as decis√Ķes em fun√ß√£o do teu bem-estar e da tua felicidade, e n√£o daquilo que achas que os outros ir√£o apreciar. N√£o tenhas problemas em dizer n√£o, as vezes que forem necess√°rias, sem medo nem culpa.

2. Amplia o teu mundo
Faz por conhecer novas pessoas e outras realidades. Se preciso for, muda a rotina, os elementos do teu convívio e até os locais habituais. Aventura-te para lá da zona de conforto, que é, precisamente, onde a magia acontece.
 
3. Pega leve contigo
Sentimentos de autoavaliação e de perfecionismo não rimam com felicidade e menos ainda com bem-estar. Ao te libertares das exigências de ti para contigo mesma, a tua vida tenderá a ser mais fácil e gratificante.
 
4. Deixa os acontecimentos negativos fluírem
Depois de uma fase má, virá seguramente outra melhor, daí que de pouco te vale estares a sofrer por aquilo que não pode ser desfeito. Tenta perceber qual a lição a tirar e segue adiante, que o caminho é para a frente.
 
5. Leva a vida com mais leveza
Saber ver o lado divertido do que nos acontece, sobretudo das coisas menos boas, é remédio santo para a cura emocional que tanto precisamos. Quem é capaz de brincar com a adversidade é capaz de enfrentar os problemas com leveza, otimismo e presença de espírito.

Em tempos difíceis como estes, em que a qualquer momento podemos ser contagiados, toda a ajuda, por mais insignificante que possa parecer, é bem-vinda. Estas dicas podem ser mais um aliado nesta batalha, cuja vitória pode até tardar, mas chegará com toda a certeza. Cuida de ti e mantém-te saudável.

Aquele abra√ßo amigo e √≥timo fim de semana. Cuidado com o gato preto ūüźą‚Ä您õ , sim?!

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