
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Porque hoje começa mais uma semana, nada como adotar esta resolução: ser melhor pessoa. Não quero com isso dizer que és uma má pessoa, mas que podemos sempre melhorar a nossa maneira de ser e de estar. Afinal "para melhor muda-se sempre".
Se o teu objetivo é tornares-te uma pessoa melhor, então o primeiro passo será aprender a fazer melhor. E fazer melhor é algo a que todos podemos (e devemos) aspirar – onde quer que estejamos e o que quer que seja que estejamos a fazer. Essa aspiração – a melhorar constantemente, a estar sempre a mudar e a crescer, a fazer cada vez melhor – é o que nos move e nos faz avançar para a frente.
Deixo-te com sete desafios para os próximos sete dias. Se conseguires encará-los com coragem, respondê-los com verdade e por em prática o que aprendeste, os próximos sete dias serão a tua master class para te tornares uma pessoa melhor.
Dia 1: Como é que soo?
Começa o dia a ouvir as coisas que dizes – aos outros e a ti própria. A forma como soas é o melhor indicador da forma como pensas. Expressas negativismo ou otimismo? Complacência ou alegria? Aceitação ou julgamento? Aprende a selecionar os teus pensamentos e as alterações no teu discurso e comportamento seguir se ão. Faz de hoje o primeiro dia em que soas da forma como queres-te sentir.
Dia 2: O que ainda preciso de aprender?
Sentir que já sabes tudo o que precisas de saber tira-te a capacidade de aprender mais. Pergunta a si mesma especificamente o que ainda precisas de aprender. Poderá ser aperfeiçoar uma habilidade, cultivar um novo hábito, atualizar o teu conhecimento técnico ou abrir-se a um novo campo de estudo. Se não estiveres disposta a aprender ninguém te poderá ajudar, mas se estiveres determinada a aprender, ninguém te segurará. Faz de hoje o primeiro dia de um novo plano de aprendizagem.
Dia 3: Como posso ser mais resoluta?Ser mais resoluta passa por estar mais presente, o que por sua vez te torna mais acessível – não apenas para os outros mas também para ti própria. Como David Viscott escreve: "O propósito da vida passa por descobrir o seu dom. O trabalho da vida passa por desenvolvê-lo. O sentido da vida passa por concedê-lo." O que é que podes fazer hoje para seres mais resoluta, mais acessível e mais presente? Lembra-te de que a tua história conta e a tua voz interessa – e de que nasceste para criar impacto. Faz de hoje o dia em que começas a concentrar-te no teu propósito e significado.
Dia 4: Como é que posso tornar-me melhor modelo?
Deves começar por aprender a amar-te e a respeitar-te a si própria. É uma posição de privilégio, uma que lhe pede que vás mais fundo para entenderes o que é importante para ti e para te moldares na melhor pessoa que consegues ser para liderar pelo exemplo. Não se trata de te tornares numa pessoa que não és mas sim de seres genuína com quem és, com todas as tuas fraquezas e pontos fortes, e de passar a viver a partir dessa verdade. Faz de hoje o dia em que começas a ser um modelo autêntico. Sê tu mesma, sê a melhor versão de ti mesma e faz tudo com excelência.
Dia 5: A quem preciso de perdoar?
A que momento da tua vida precisas de aplicar perdão? E onde deves deixar a raiva para trás? Quem é que te traiu, magoou, causou dor? Hoje podes tornar-te uma pessoa melhor ao começares a corrigir os erros da tua vida. Seja contigo ou com outra pessoa, faz de hoje o dia para perdoar – para que possas seguir em frente.
Dia 6: Como é que posso atar tudo com amor?
Foi o poeta romano Ovídio que disse: "Se quer ser amado, seja adorável." A melhor forma para aumentar o amor nas nossas vidas passa por atar tudo com amor. Ama-te a ti mesma, ama os teus amigos, a tua família, o teu parceiro, os teus colegas, os teus chefes, os teus clientes, os teus professores – trata todos os que encontras como seres humanos amados. Dá-te livremente sem esperar nada em troca. Faz de hoje o dia em que atas tudo o que dizes e fazes com amor incondicional. O amor é tudo.
Dia 7: Como posso cultivar uma atitude de gratidão?
No último dia da semana que dá início à tua vida melhor é altura de te focares na gratidão. Olha para a tua semana com gratidão pela pessoa que és e pelo que tens e pela pessoa em que te estás a tornar – e o que estás a ganhar. Estás feliz com o quê na tua vida? Estás orgulhosa de quê? Não penses apenas sobre os factos – mas sente-te ativamente grata: pelas coisas boas, pois nem todos as recebem, e pelas coisas más, pois dão-te força e empatia. Faz de hoje o ponto de partida de um sentimento de gratidão que se estende por todos os teus dias. Sente-te grata, aprecia o que tens. Todos os dias tens uma nova oportunidade para seres melhor pessoa do que foi no dia anterior. Quando prestas atenção a essas oportunidades e tiras o máximo proveito das mesmas, a tua recompensa será uma vida de crescimento e realização incrível.
Só de escrever já me sinto melhor pessoa. Agora é por em prática estas dicas todas e investir tempo, motivação, vontade e amor. Porque amor é tudo! Não concordas?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.