
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
A propósito do 14 de fevereiro - apologistas ou não, o facto é que dificilmente consegue-se ficar indiferente à data -, deixo-te com este artigo sobre os desafios por que todas nós mulheres passamos quando procuramos o amor depois dos trinta.
Solteira, divorciada ou mal casada, a verdade é que nunca ouvi falar de mulher que não queira ser amada. Aliás de ninguém. Afinal quem não quer?
O facto é que, à medida que a idade vai galgando terreno, mais difícil parece ser conseguir um namorado de jeito (sim, porque namorados arranja-se num ápice, agora de jeito...). Não só porque, mais do que sabermos o que queremos, é termos a exata noção do que não queremos - o nível de exigência aumenta exponencialmente com a maturidade e com a autorrealização pessoal, profissional, social e sexual - mas também por estes novos motivos que o site Your Tango nos fez o favor de elencar:
1. Começa-se a sentir o chamamento da maternidade
A maior parte das fêmeas - não é o meu caso, pois eu como mãe sou uma excelente tia - quando chega aos 30 sem filhos, começa a sentir uma certa pressão para engravidar, uma vez que é mais difícil à medida que o tempo vai passando. Outra das questões que stressa muito as mulheres nesta altura é o facto de se questionarem sobre a escolha do parceiro e se esta é a pessoa ideal para encarnar o papel de pai.
2. É mais difícil arranjar namorado quando se tem filhos
Se já é difícil sem filhos, quando se os tem então... Lá no meu ginásio tem uma PT com quem costumo ter conversas de gajas e ela diz-me que não consegue arranjar um homem para algo mais que affairs porque, nas palavras dela: "lá em casa somos cinco: eu, os meus quatro filhos e o gato". Ou seja, o homem que a quiser terá que assumir também toda a bagagem dela. Com isso quero dizer que, se já é difícil para muitas mulheres namorar a partir dos 30, quando se tem filhos o caso muda mesmo de figura. Isto acontece porque para muitos homens namorar alguém com crianças requer outra responsabilidade, tornando a relação sério demasiado rápido. Vá-se lá saber porque é que é muito mais fácil para uma mulher aceitar que o seu namorado tenha filhos do que o contrário.
3. Alguns homens preferem mulheres mais novas
Uma das razões pelas quais muitos homens evitam namorar com mulheres mais velhas deve-se ao facto destas já não estarem associadas à ideia de fertilidade e não conseguirem engravidar com tanta facilidade. O mais curioso é que isto nem sempre é assim tão linear e para além disso o esperma também vai enfraquecendo à medida que os homens envelhecem.
4. Já não se aguenta mais ouvir: "Então quando é que te casas?"
Para muitas mulheres é extremamente desagradável namorar de forma descontraída e casual quando toda a gente só lhe fala em casamento. Se a palavra 'matrimónio' não faz parte do teu futuro próximo, diz o que sentes à tua família e amigos e fica o assunto resolvido de vez.
5. Explicar over and over again porque se divorciou ou porque se está sozinha
Para muitas mulheres descasadas o processo de divórcio já é difícil o suficiente de ultrapassar, quanto mais ter que explicar vezes sem conta a 'futuros pretendentes' o porquê do fim do seu casamento. No caso das que nunca se casaram, é frustrante ter que explicar porque, não obstante todos os teus predicados e soft skills, nunca embarcaste em algo mais sério. Alguns homens não conseguem mesmo disfarçar o quão estranho lhes soa esse facto. Ou seja, deve haver algo de errado contigo.
6. Há certos homens que simplesmente não cresceram
Namorar durante os 30 pode ser uma vivência horrível e traumatizante para muitas mulheres. Um dos cenários possíveis é dar de cara com diversos 'eternos solteirões' ou os 'meninos da mamã' que se recusam a crescer ou pura e simplesmente são incapazes de o fazer. A verdade é que o facto do companheiro ser mais velho não é garante nenhum de que este seja mais maduro ou tenha maior propensão para assumir um compromisso sério.
7. Às vezes os homens também ficam impacientes para ter filhos
Quando se consegue arranjar um homem para uma relação estável com a mesma idade que a nossa, o mais provável é que ele esteja desejoso para casar e constituir família. O que pode ser uma coisa boa se ambos estiverem em sintonia. Mas prepara-te que nem tudo são rosas, já que alguns trazem bagagem, como ex-mulheres e companhia.
8. Muito homens estão traumatizados
Esta questão não foi abordada pelo Your Tango, mas incluo-o, pois faz todo o sentido. Com base na minha experiência, real e virtual, existem bons exemplares masculinos, perfeitamente elegíveis para algo mais que um caso, mas que simplesmente não dão o próximo passo numa relação por medo de sofrer. Ou porque foram traídos, ou porque tiveram uma vida conjugal infernal, ou porque ainda nutrem sentimentos pela ex, ou porque não estão preparados para voltar a partilhar a vida novamente, ou porque isto ou porque aquilo. Foi o que me aconteceu com o meu último ex. O que mais dói, é que um belo dia, como num passe de mágica, passa-lhes o trauma e embarcam numa relação séria... com outra, que bem pode ser a ex ou uma nova conquista. E tu, que estiveste este tempo todo a consolá-lo e a ajudá-lo a resgatar a dignidade e a sanidade emocional, és dispensada com um: "És uma pessoa muito especial e nunca hei de esquecer tudo o que fizeste por mim!". Jurei para nunca mais. Se está traumatizado que procure um psicanalista ou vá para o diabo que o carregue.
9. Marcar encontros através da Internet pode ser um desastre
Namoros online têm muito que se lhe diga e nessa matéria já levo muitos anos de estrada. Independentemente da idade, esta opção implica (quase) sempre riscos. Quantas e quantas vezes levei eu com gajos com perfis falsos, especialista em inverdades ou meias verdades, que ocultam fatos importantes sobre a sua vida, com o único intuito de conseguir sexo rápido e gratuito. Nestas coisas de amores virtuais é um tiro no escuro saber se estamos a cair numa emboscada ou diante do nosso príncipe encantado.
10. Há sempre playboys à solta
Jovens, maduros ou até mesmo seniores, há espécimes que só querem saber de engates de uma noite (o tão em voga one night stand). Se te deparares com um exemplar desses, o melhor a fazer é dar meia volta e ires à tua vida. Escusado será dizer que daí dificilmente levarás algo mais que uma queca, por melhor que esta seja.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.