
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Ora viva! 👋
Conforme adiantado na publicação anterior, hoje é dia de render homenagem às protagonistas do Empodera-te!, o tal evento do passado dia 7 de janeiro de que já deves estar farta de me ouvir falar. A sério, ainda que quisesse, seria contraproducente não fazer render este peixe, inequivocamente impactante na vida de todos os envolvidos: mentora/organizadora, palestrantes, participantes e parceiros.
Quando penso que já estou a conseguir digerir a panóplia de emoções que há uma semana tomou de assalto o meu espírito, chega-me nova onda de comoção e inspiração. Ainda hoje fui almoçar com uma das empoderadas, a qual acaba de ser nomeada embaixadora número 1 do Empodera-te!. Como assumi no outro dia, este deixou de ser um mero evento para passar a ser um movimento de despertar de consciências e de criação de uma rede integrada de profissionais, serviços e conteúdos focados no empoderamento pessoal feminino.
Ora vamos lá então às menções honrosas das ilustres oradoras, por ordem de apresentação, conforme detalhado no programa a que os presentes no CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde tiveram acesso.
Maria João Liso
A segunda estrela a brilhar naquela tarde - a seguir à atuação da Kady e às boas-vindas da gestora do CCCV, Ângela Barbosa - entrou em cena em grande estilo e com muito power. A Maria João, ao lado da Tercia Lima, protagonizou um momento inesperado e absoutamente avassalador: zumba ao som do conhecido tema Follow the leader. Não houve uma única criatura naquele auditório que não se deixou contagiar pela sua coreografia e entusiasmo. Após uma performance que deixou a plateia a ofegar e a transpirar, a personal trainer e atleta de OCR (prova de obstáculos) explicou como podemos descobrir a nossa melhor versão através do movimento. No final, ofereceu a uma das presentes uma avaliação física completa.
Tercia Lima
A seguir foi a vez de outra personal trainer assumir a condução do primeiro painel do evento, focado no empoderamento do corpo. Amiga de longa data, vizinha, companheira para todas as horas e recém-formada em educação física, à Tercia Lima coube acalmar os corações saltitantes. Com recurso a exercícios de respiração e visualização, os quais permitiram aos presentes prepararem-se para o que ainda estava por vir, esta profissional do desporto focou a sua partilha no tema 'Liberta-te da inércia'. No final, ofertou uma semana de treino personalizado consigo, de modo a, não só dar a conhecer o seu trabalho, como a ativar na sorteada a energia do empoderamento físico.
Liliana Brazuna
O pontapé de saída do segundo painel, dedicado ao campo mental do empoderamento pessoal, foi dado pela Liliana Brazuna. O que muitos não sabem é que a Liliana só embarcou num comboio chamado Empodera-te! a menos de 24 horas do evento. Devido à desistência de última hora de uma das palestrantes, a ela coube o ingrato papel de cair de paraquedas naquilo que sabia ser um evento para mulheres. Generosa, solícita e absolutamente adorável, bastou-me 10 minutos para convencê-la a deixar a sua zona de conforto e a assumir a condução do tema 'Cuida das tuas emoções'. Nervosa, como seria de prever, e ansiosa por dar o seu melhor, esta terapeuta de casal, autora, palestrante e estudante de psicologia foi capaz de brilhar num palco onde sequer era suposto estar. No final da sua intervenção, sorteou um exemplar do livro ‘Sexualidade humana, entre o íntimo e o social’ , do qual é coautora.
Evódia Graça
Vestida para vencer, a Evódia foi a quarta protagonista da tarde. Sob o título 'Assume o teu poder, lidera a tua vida', a coach de liderança e mentora de negócios, estratega de imagem profissional e palestrante, desafiou as mulheres presentes a assumirem o comando da sua vida, ao mesmo tempo que projetava uma storytelling visual do seu percurso de vida, das suas aspirações, expectativas, sonhos e filhos, orgulho maior e eterna fonte de inspiração. Fechando a sua atuação com chave de ouro, esta protagonista sorteou uma sessão de consultoria estratégica de business ou life coaching, cuja contemplada era o espelho da satisfação.
Emilly Oliveira
O terceiro lote de palestras, centrado no empoderamento espiritual, foi iniciado pela única brasileira do painel, a qual, não deixando os seus créditos por mãos alheias, fez questão de dar o seu melhor para uma causa que a todas era cara. Naquela que foi a sua primeira apresentação pública enquanto mentora de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, a antiga fisioterapeuta partilhou com a audiência a estratégia e as ferramentas certas para 'o despertar o poder pessoal através do autoconhecimento'. A sua intervenção culminou com o sorteio de uma sessão de mentoria pessoal.
Raquel Godinho
'Compromete-te com a felicidade' foi o desafio que a Raquel Godinho lançou aos presentes no evento. Engenheira de formação académica e coach de felicidade e liderança positiva de vocação, a fundadora da Nitidamente, com quem eu fiz uma live sobre como a felicidade é solteira, no dia 3 de abril de 2021, despertou em nós o gosto por um sentimento que mais não é do que uma escolha, um estado de espírito, uma forma de estar na vida. A Raquel encerrou a sua palestra com um exercício de visualização, ao som da música Hold My hand, da Lady Gaga, e com o sorteio de uma sessão de coach pessoal. Por ser também designer de joias, ofereceu ainda uns acessórios exclusivos da sua marca Pessoavaz Jewels, a quem dei os devidos créditos no post anterior.
Georgina Angélica
A Georgina foi a palestrante que me precedeu no quarto e último painel do dia, inteiramente voltado para o coração, ao seja, para o empoderamento emocional. Abordando 'As linguagens do amor como instrumentos do empoderamento pessoal', a educadora, formadora, consultora e agente de mudança, que aceitou o meu convite guiada apenas pela sua intuição, levou a plateia às lágrimas quando partilhou que a progenitora se curou de uma doença oncológica através do amor. Segundo palavras suas: "O amor cura, e a minha mãe foi curada pelo amor da família". No fim, lá ofertou uma sessão de consultoria pessoal, cuja contemplada foi a própria mãe, presente na plateia. Claro que o sorteio foi refeito e outra participante acabou por receber o desejado voucher.
Sara Sarowsky
Sei que soa mal eu agradecer à minha própria pessoa, mas o facto é que se não o fizer não poderei dar-te conta do título da minha apresentação, muito menos do meu contributo no evento. Ao lado da Georgina, e da Carla Semedo, a vereadora municipal de Cascais que foi apanhada de surpresa pelo convite para comparecer ao palco, a minha atuação pautou-se pela ousadia e descontração. Imagina tu que até ensaiei uma lap dance perante a câmara da RTP África, que procedia à cobertura televisiva da iniciativa. Se a minha colega de painel levou a plateia às lágrimas, eu levei-a ao riso. Falando de coração, e pegando em vários pontos abordados pelas demais palestrantes, acabei por dar uma perspectiva sumária de como se 'empoderar pela inteligência emocional. Fechei a minha intervenção com uma emotiva canção, Superwoman, das Tanzanian Women All Stars, um momento que levou a assistência ao delírio, com uma invasão do palco e todas a dançar, abraçar, filmar, fotografar, chorar, no fundo, a vibrar com a fantástica energia que reinava na sala.
Sabe-se lá como, já que as pessoas estavam ao rubro, consegui voltar a repor a ordem necessária para sortear uma consulta de tarot comigo, assim como outros três mimos: refeição para 2 (oferta do restaurante By Milocas), limpeza de pele (oferta da Maria Frizzira Cabelo & Estética) e kit de cosmética capilar (oferta da Let Me Be).
Ufa!, finalmente consegui concluir o rol de agradecimentos aos intervenientes no Empodera-te!, cuja segunda edição estou a apontar para a segunda quinzena de maio. Fica atenta que, em breve, darei mais detalhes. Um abraço amigo e até segunda, altura em que estarei de volta com mais um post amigo. Hasta!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.