Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!
Neste mês da mulher convém pararmos um momento para pensar como seria o mundo sem algumas das invenções, frutos do engenho e da criatividade de mulheres brilhantes. De acordo com o Insider Pro estas são algumas delas:
1. Cerveja
Na verdade até hoje não se sabe exatamente quem inventou a cerveja, mas segundo a historiadora Jane Peyton, a preparação de cerveja coube às mulheres durante milhares de anos. Em 2010, o Telegraph publicou um artigo que dizia: "Na Mesopotâmia e na Suméria, há cerca de 7 mil anos atrás, as habilidades das mulheres eram tão importantes que eram as únicas que tinham permissão para fabricar cerveja e gerir tabernas."
2. Saco de papel (com o fundo quadrado)
Margaret Knight não inventou o saco de papel, mas foi a primeira a notar que os sacos de papel comuns, mais parecidos com envelopes, não eram muito práticos. Assim, em 1870, criou a primeira máquina que cortava e colava fundos quadrados aos sacos de papel. Antes de Knight conseguir patentear a sua máquina, o design da mesma foi roubado por Charles Annan, que afirmou que nenhuma mulher poderia inventar um mecanismo tão complexo. Knight intentou um processo judicial contra o mesmo e provou que o protótipo era da sua autoria. Em 1871 Margaret ganhou a patente.
3. Máquina de lavar louça
Em 1886, Josephine Cochrane, dama da alta sociedade, andava indignada com a quantidade de porcelana partida pelas suas criadas. Foi assim que surgiu a primeira máquina de lavar louça.
4. Escada de incêndio
A primeira saída de emergência através de uma escada foi patenteada por Anna Connelly, em 1897. Nos anos 1990, o modelo de Connelly passou a integrar os obrigatórios códigos de segurança dos edifícios em muitos estados dos EUA.
5. Monópolio
Este popular jogo, originalmente designado The Landlord's Game, foi inventado por Elizabeth Magie, inspirada pela oportunidade de "mostrar os efeitos trágicos da apropriação de terras".
6. Limpa para-brisas
Em 1903, Mary Anderson notou que os condutores paravam muitas vezes para limpar o gelo do para-brisas. Então, inventou o primeiro limpa para-brisas, que consistia num braço com uma borracha em todo o seu comprimento que poderia ser ativado sem que o condutor saísse do carro. Anderson solicitou uma patente em 1904 e conseguiu-a em 1905.
7. Biscoito com pepitas de chocolate
Em 1930, Ruth Wakefield, proprietária de um pequeno hotel, tinha o hábito de preparar biscoitos para os hóspedes. Um dia, viu que não tinha mais chocolate derretido e como estava com pressa, partiu pedaços de chocolate Nestlé, pensando que o chocolate iria derreter no forno. Mas não foi isso que aconteceu.
8. A primeira casa com painéis solares
Maria Telkes trabalhava no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) num projeto de pesquisa na área da energia solar. Nos anos 1940, em colaboração com a arquiteta Eleanor Raymond, elaborou o projeto da primeira casa aquecida com painéis solares.
9. Software de computador
Nos anos 50 do século passado, Grace Hopper, cientista da computação, inventou o COBOL, o primeiro software de computador fácil de utilizar. Em 1969, Hopper recebeu o primeiro prémio 'Homem da Ciência da Computação do Ano'.
10. Kevlar
O trabalho de Stephanie Kwolek na empresa DuPont, em pesquisa de compostos químicos, levou-a a inventar o Kevlar - material utilizado em coletes à prova de bala e que também se usa para produzir esquis, pneus radiais, calços de travão, etc. Kwolek patenteou a sua invenção em 1966.
11. Isolamento de células estaminais
Ann Tsukamoto é uma das duas pessoas que obteve uma patente para o processo de isolamento de células estaminais do corpo humano. O seu trabalho levou a avanços na área da pesquisa ao redor do funcionamento da corrente sanguínea dos pacientes com cancro, o que poderá contribuir para a descoberta de um tratamento.
Depois disto, só me resta dizer: e viva elas!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.