Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar pulos de alegria? Provavelmente, nem uma coisa nem outra!


29
Nov15

Serei filha de um Deus menor?

por Sara Sarowsky

a-woman-laying-in-the-sun.jpg

 

 

É só uma questão de horas até que eu entre, definitiva e irremediavelmente, no meu 38º aniversário. A caminhada para os 40 faz-se agora em contrarrelógio, para mal dos meus pecados. Não penses que me sinto deprimida com isso. Longe disso. Já que o calendário não nos pede licença para seguir em diante, mais vale encararmos mais um ano biológico como uma nova oportunidade para tocarmos a nossa vida, lutarmos pelos nossos sonhos e tornarmo-nos melhores seres humanos.

 

À semelhança de muitos mortais, por estes dias ando mais reflexiva, introspetiva mesmo, a matutar sobre o ano que agora finda, sobre o outro que está à porta, mas sobretudo sobre a (eminente, porém inevitável) aterragem na casa dos "entas", um marco importantíssimo na vida de qualquer pessoa (penso eu de que… como costuma dizer o bom e velho Pinto da Costa – sou portista fazer o quê?).

 

E uma das coisas nas quais tenho pensado bastante nestes dias é em Deus, melhor dizendo, na minha (não) relação com Ele, de quem nunca me senti filha, mas que me faz tanta falta como se de um verdadeiro pai se tratasse.

 

A propósito disso, convém eu recuar umas semanas atrás, até um episódio passado na paragem do 774 das Amoreiras. Estava eu sentada, com uns quantos sacos de compras aos meus pés, que era dia de providenciar o abastecimento da despensa e do frigorífico, quando se abeiram da minha pessoa duas beatas – aquelas que andam pelas ruas com folhetos da Bíblia na mão, a abordar os incautos e a tentar "recrutá-los" para a sua causa (que sabemos bem que não é apenas religiosa).

 

As ditas senhoras vendo em mim um alvo fácil, também pudera com aquela minha cara de paisagem, digna de uma órfã de companhia humana (nenhuma vivalma por perto), musical (o maldito do ipod sem bateria) e digital (o meu smartphone de smart pouco tem). Após o "boa tarde" da praxe (educado, há que admitir), entram a matar: "Quem é que a menina acha que manda no mundo? Deus ou os homens?"

 

Com a paciência a perigar, mas atenta à consideração que todos aqueles que estão a tentar garantir o seu ganha-pão merecem, penso logo numa frase educada, porém letal, para dar por encerrada a abordagem. Só que aquele bicho que habita em mim e que me faz ter (quase) sempre uma resposta na ponta da língua, aliado ao facto de na minha profissão não responder é sinal de incompetência, sai-me esta: "Acho que o mundo é de Deus, mas quem manda nele são os homens!"

 

É precisamente a partir deste ponto que quero incidir este post. Quem é para mim Deus, quem sou eu para Ele e o que representamos na vida um do outro.

 

Para tua informação eu não poderia ser mais católica apostólica romana. Inputs religiosos foi o que nunca faltou durante a minha vida: fui batizada logo às primeiras semanas de vida, fui à catequese, fiz a primeira comunhão, crismei, fiz leitura na missa, assisti a ordenação de padres e até fui ver o papa João Paulo II quando visitou o arquipélago da morabeza, a minha terra encantada.

 

Como podes ver formação mais cristã não poderia ter tido. A minha família, de ambos os lados, não poderia ser mais religiosa. Costumo dizer, meio a brincar meio a sério, que a minha avó (pelo lado de mãe), no dia em que for liberado o sacerdócio às mulheres, ela será com toda a certeza a primeira a ser ordenada, tamanha a sua devoção à Santa Igreja.

 

Tendo em conta o acima exposto, o expetável seria eu ter uma ligação natural e inata com o divino. Mas o facto é que não sinto nenhuma conexão com o Todo-Poderoso e com o Seu staff. Na verdade nunca senti, ainda que, por tantas vezes, tenha forçado a coisa.

 

Sou a ovelha negra da família porque não vou à Igreja, mas sobretudo porque não digo ámen a todos os ensinamentos e mandamentos da Santa Sé. Os restantes membros da minha prole assumem uma fé em Nosso Senhor à prova de tudo. Como cristãos exemplares que são vão à missa, possuem um terço, rezam antes de se deitarem, andam com pagelas de santos na carteira, mandam rezar missa, fazem promessas, pagam promessas, visitam santuários, e no seu dia-a-dia invocam o nome d’Ele sem qualquer pudor. Contam com a sua graça nas horas de aperto, confiam na sua proteção nos instantes de aflição e agradecem a sua bênção nos momentos de glória.

 

Nem imaginas como os invejo. Tomara eu conseguir acreditar nessa figura omnipotente e omnipresente, bem como na sua infinita sapiência e eterna misericórdia. Sinto falta de algo assim na minha vida. Mesmo! Essa presença espiritual, transcendental, metafísica, divina, que a tanta gente dá alento, faz acreditar no impossível, desafiar o inimaginável e superar o impensável.

 

Talvez por ser portadora de um espírito demasiado inquiridor, de uma inquietice acutilante; talvez por não ter sido programada para reagir ao modo "fé"; talvez por ser uma filha desnaturada ou quiçá por ter como pai um Deus menor e ausente.

 

Agora diz-me o que deve fazer uma pessoa completamente alheia à fé, mas que carrega consigo um vazio na alma que só o espiritual consegue preencher?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Fabiana Alves a 17.05.2016 às 04:13

Olá... boa noite.
Lí seu texto... e preciso lhe dar uma boa notícia.
Como pessoa inteligente que é (e que rapidamente pude reconhecer e admirar sua sinceridade), voce pode perceber, e não somente crer, na existência de um Criador, muito poderoso, para ter realizado tantas obras magníficas, perfeitas, que funcionam incrivel e harmoniosamente bem neste Universo sem fim. Independentemente de crermos ou não, Ele existe. Isso é fato. Perde quem não crê. Quem crer, só ganha.
Veja, se voce tem família católica, já deve ter tido contato com a Bíblia, não é mesmo? E nela, pessoas inspiradas por Deus, deixaram escrito como tudo aconteceu, ou seja, de onde você veio, o que faz aqui neste mundo e para onde vai quando "morrer"; é o "Manual do ser humano".
Esse Criador, Deus, está bem perto... aí do seu lado. Alías, sempre esteve, antes mesmo de voce ser concebida, Ele já sabia o seu nome, e te formou no ventre de sua mãe. Sabe quantos fios de cabelo voce tem. Sabe o seu andar, o seu sentar... sabe dos seus pensamentos,... sabe da sua necessidade de ter um relacionamento com Ele. E Ele anseia muito por isso. Não sou eu que digo, mas Ele.
Proponho a você seguir alguns passos durante 30 dias, sem interrupção, apenas isso. E quero que me responda, como estará sua vida após esses 30 dias,... e me fale como estará, lá dentro do seu coração, da sua alma... Esse preenchimento espiritual que voce deseja ter com seu Pai vai acontecer!

Siga esses simples passos, todos os dias, por 30 dias:
1) Separe um lugar sereno, confortável, que voce goste, para se encontrar com Ele;
2) Compre uma bíblia e leia 5 capítulos por dia. Minha sugestão é que começe pelo Novo Testamento no Evangelho de João, e siga para o livro de Romanos, daí por diante. Apenas 5 capítulos por dia.
3) Após a leitura diária, ajoelhe-se, isso mesmo "ajoelhe-se" diante da presença Dele, como reverência e amor, como se voce tivesse fazendo isso por gratidão à sua vida. E faça essa oração: "Deus,... se o Senhor existe mesmo, me faça Te conhecer a partir de hoje; quero ter um relacionamento com o Senhor, como Pai e filha. Que o Senhor venha habitar em mim, através do "Caminho", que é o seu filho Jesus. Amém". E continue na presença Dele por mais 5 minutos. Isso no PRIMEIRO DIA. A partir do segundo dia, você vai começar a conversar com Ele, contando como foi o seu dia, o que a deixou feliz, ou triste, ou com raiva, se está ansiosa por algo, e fale em voz audível com Ele. Diga a Ele que tem os planos tais e tais, e tudo mais que gostaria de falar para UM DEUS QUE PODE TUDO, DONO DE TUDO. Ok? Deus é uma pessoa e quer te ouvir.
Ele vai falar com você também, de duas formas: através da bíblia ou através do Espírito Santo que vai habitar em voce. Voce NÃO DEPENDE DE EMOÇÕES ou SENSAÇÕES, ou sentimentos para ter a certeza que DEUS estará lá com você. ok? Voce só precisa saber (razão) que Ele estará lá. Isso vai gerar fé no seu coração.
E vou te adiantar uma coisa que vai descobrir... O "ingresso" para uma vida eterna ao lado de Deus já está pago, voce só precisa crer e receber (pela fé) esse ingresso, esse presente, gratuito. A entrada no céu só se dará com ingressos comprados com o preço do sangue do Filho de Deus, Jesus Cristo. E Jesus oferece esses ingressos de graça, pela fé. Efésios 2:8-9 (leia)
Não pense que Deus ama os certinhos, os santinhos, os perfeitos! Deus ama a todos! morreu na cruz por todos. E oferece o perdão a todos. Todo o que receber esse perdão, pela fé, terá o nome escrito no Livro da Vida. E nada, nada mesmo, poderá apagar o seu nome desse livro. Porque voce foi salvo pela fé, um dom gratuito, não ganhou a salvação pelos seus méritos, mas pela graça, de graça, entendeu? E, quando fizer algo que sabe que deixou seu Pai triste, NÃO VAI PERDER A SALVAÇÃO ( ingresso de entrada no céu), pois voce a ganhou pelos méritos de Jesus, e não seu. ok? Voce poderá pedir perdão a Deus em oração, e pedir Sua ajuda para agradá-lo, e tentar ser agradecida por tão grande presente que Ele lhe deu. Afinal, a VIDA ETERNA! nada se compara a esse presente.
Olha a vida aqui é passageira. Como vapor. Ela é muito importante para nós, e queremos vivê-la, Deus sabe disso! mas nada, nada se compara com a vida eterna! Pode-se escolher para onde ir após a morte HOJE.
Desafio você>> 30 dias.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Melhor Blog 2020 Sexo e Diário Íntimo


Melhor Blog 2019 Sexo e Diário Íntimo


Melhor Blog 2018 Sexualidade





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D