Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida, na casa dos 30, que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


imagens-para-facebook-imagens-lindas-love-9.jpg

Na senda do artigo anterior, que primeiramente começou por debruçar-se sobre as cinco fases do amor identificadas pela ciência, mas acabou por relatar um drama alheio, eis-me aqui para concluí-lo. Assim sendo, invoco o conhecido psicólogo Jed Diamond, que das suas pesquisas concluiu que a maioria de nós encontra, de facto, a sua 'cara-metade'. No entanto, só terá direito ao happy end os que conseguirem superar os cinco desafios inevitáveis da vida a dois, a que ele chama de cinco fases do amor. O problema é que a generalidade das pessoas fica-se pela terceira fase, resultando daí o término da relação.

 

No seu site MenAlive, Diamond, há mais de 40 anos envolvido com a pesquisa clínica, explica que para conseguirmos um amor verdadeiro e duradouro é preciso passarmos por estas fases:

 

1. Paixão
Fase em que nos sentimos extasiados pelas hormonas da felicidade, em que projetamos todas as nossas expectativas no parceiro e em que não conseguimos ver defeito algum nessa pessoa.

 

2. Início oficial da relação
Com o início de uma relação séria, união estável ou casamento o amor solidifica-se. A coabitação, um melhor conhecimento do outro e a influência mútua nos aspetos da vida, torna esta etapa um momento de união e de alegria.

 

3. Desilusão
Este é o momento chave, aquele em que todas as esperanças e expectativas são destruídas. Os sentimentos parecem estar a desaparecer, a outra pessoa torna-se demasiado previsível e o seu comportamento começa mesmo a irritar. Quer-se afastar durante um tempo ou mesmo pôr fim à relação. É aqui que muitas pessoas dão o amor como morto, deixando de se esforçar por uma relação que parece já não trazer felicidade.

 

4. Superação da crise e criação do amor verdadeiro e duradouro
Aqueles que conseguem superar a terceira fase com segurança, chegam àquela em que as ilusões projetadas no parceiro desaparecem e começa-se a ver a pessoa tal como ela é e não como se idealizou. Se a aceitar como ela é e compreender os seus pequenos defeitos conseguirão ajudar um ao outro e passar para a fase do amor verdadeiro e criar uma parceria real.

 

5. Utilizar o poder de ambos para mudar o mundo
Sabendo que conseguiram ultrapassar todas as diferenças e mal-entendidos e de que encontraram uma ligação profunda e forte entre si, sentem que têm força para mudar o que quer que seja, já que funcionam como uma equipa imbatível. Mais do que viver juntos, vivem juntos por um propósito, agem, trabalham e pensam como um só.

 

Oh sôr doutor, uma vez feito o diagnóstico, qual a posologia que recomenda? Diga lá se faz favor!

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De Carolina Paiva a 20.10.2016 às 14:24

Ahah muito bom :)

Já estou há algum tempo na fase 4., a ver quando dou o salto para a 5.!

Beijinhos.*
Imagem de perfil

De LegoLuna a 20.10.2016 às 16:52

Olha parabéns pelo feito. A ver se me inspiro no teu testemunho. Bjinhos
Sem imagem de perfil

De João a 20.10.2016 às 18:27

Não querendo ser sô Doutor recomendo com alguma experiência, pouca, porque todos os dias aprendemos, que a fase deverá:
começa-se a ver a pessoa tal como ela é e não como se idealizou. Se a aceitar como ela é e compreender os seus pequenos defeitos conseguirão ajudar um ao outro e passar para a fase do amor verdadeiro e criar uma parceria real.

Esta é a fase fundamental.
A fase 3 é uma fase que surge mais cedo ou mais tarde em todos os casais. Aqui, peneira-se e deixa-se cair as ervas daninhas. Separa-se o trigo do joio, ou seja deixa-mos cair as diferenças e agarramo-nos ao que nos uniu de inicio: O AMOR
Imagem de perfil

De LegoLuna a 20.10.2016 às 18:58

Isto hoje está sim senhor. Tudo inspirado e desejoso de dar o seu contributo ao artigo. Adorooooooooo.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D