Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida, na casa dos 30, que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


thumbs.web.sapo.io.jpg

Depois de um fim de semana intenso - com passeios, tuk-tuk, dança, prova de vinhos, música, shoarma e muito calor à mistura - volto ao teu convívio com este artigo sobre um dos maiores ícones da liberdade que o mundo já conheceu e uma das figuras que mais admiro: Nelson Mandela, cujo Dia Internacional assinala-se esta segunda-feira, 18 de julho.

 

Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2009, esta comemoração internacional visa promover e enaltecer a tríade de valores defendidos por este meu parente sul-africano: liberdade, justiça e democracia.

 

Numa mais do que justa homenagem, partilho contigo algumas das declarações mais inspiradoras daquele que é considerado por muitos como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prémio Nobel da Paz e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba.

 

1. "É sempre impossível, até estar feito!"

2. "A educação é a mais poderosa arma que temos para conseguir mudar o mundo!"

3.  "É mais inteligente persuadir as pessoas a fazer coisas e depois levá-las a crer que foram elas que tiveram a ideia!"

4. "Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável!"

5. "Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo mas, sim, o triunfo sobre ele. Um homem corajoso não é o que não tem medo. É aquele que o consegue ultrapassar!"

6. "É melhor liderar na sombra e colocar outros no lugar da frente, sobretudo quando se celebram vitórias e coisas boas. Só devemos assumir a liderança quando há perigo. Nessa altura, as pessoas conseguirão valorizá-la!"

7. "Depois de subirmos a uma grande montanha, apenas descobrimos que há muitas mais para escalar!"

8. "As pessoas reagem em consonância com o modo como lidamos com elas. Se as tratarmos com violência, elas responderão de um modo violento!"

9. "Ser livre não é viver sem amarras. É viver de uma forma que respeita e que promove a liberdade dos outros!"

10. "Se quiser fazer as pazes com um inimigo, terá de trabalhar com ele. Nessa altura, ele passará a ser um parceiro!"

11. "Quando a globalização, como muitas vezes sucede, faz com que os ricos e poderosos apenas tenham novos meios de aumentar a sua riqueza e o seu poder, temos a responsabilidade de protestar em nome da liberdade universal!"

12. "O dinheiro não cria o sucesso. A liberdade é que o fará!"

13. "Mesmo que tenha uma doença terminal, não se deve sentar nem baixar os braços. Deve aproveitar a vida e desafiar o problema de saúde que tem!"

14. "Não há nada como regressar a um lugar que se mantém inalterado para descobrir até que ponto é que nós mudámos!"

15. "Nunca posso admitir que sou corajoso e que posso derrotar o resto do mundo!"

 

Meu bem, neste dia em que se inicia mais uma semana, deixa-te inspirar pela filosofia deste grande homem e faz de ti uma pessoa melhor: mais tolerante, mais humilde, mais solidária e, consequentemente, mais feliz e realizada.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D