Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


black-lady-and-label.jpg

 

O site Vida Ativa tem-me sido bastante útil, não só pelos seus (sábios) conselhos sobre um estilo de vida saudável, da qual sou adepta assumida, mas também pelo vasto e interessante cardápio de temas com que agracia diariamente os leitores.

 

O post de hoje, dia em que a dona inspiração amuou porque não a deixei por o nariz para fora de casa - queria ir ao ginásio galar o "tal rapaz" -, inspira-se num dos seus artigos, que fala sobre os 10 alimentos que devem constar da lista de compras de qualquer mortal zeloso da sua boa saúde e forma física.

 

1. Alho (não sou apreciadora, mas consumo exatamente por causa dos seus benefícios)

Além de ser ótimo para condimentar as refeições, o alho tem inúmeros benefícios para a sua saúde, tais como: prevenção de úlceras ou cancro do estômago, redução dos níveis de mau colesterol (LDL), combate ao envelhecimento precoce ou reforça o sistema imunitário, por exemplo.

 

2. Verdes (sobretudo espinafres, brócolos, feijão verde, pimentos e ervilhas)

Ricos em fibras, os vegetais de folhas verdes estão repletos de vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo cancro. Pode-se consumi-los em cru ou cozinhados ou incluí-los na sopa (souping) ou em sumos (juicing).

 

3. Peixe (a base da minha alimentação)

O salmão, sardinha, atum ou cavala, por exemplo, são peixes gordos e ricos em ómega 3, que ajudam a reduzir o colesterol e a regular os triglicerídeos. Da nossa lista de compras também podem fazer parte os peixes magros, como o pregado, a pescada ou o robalo, por exemplo.

 

4. Carnes brancas (não costumo comprar carne de todo, mas a ser antes brancas que vermelhas)

Frango, coelho ou peru são bons exemplos de carnes brancas (ou carnes magras) que deves incluir na tua alimentação por serem ricas em proteínas (essenciais na recuperação e regeneração muscular) e com menor teor de gordura saturada em relação às carnes vermelhas.

 

5. Berries (compro uns do Pingo Doce, congelados a 2,99 euros o saco de 400 gramas)

Morangos, mirtilos, framboesas, amoras, por exemplo. Estes frutos têm vários benefícios para a sua saúde, razão mais do que suficiente para serem presença constante na lista de compras. Poderosos antioxidantes, os frutos vermelhos ainda ajudam a regular os níveis de colesterol e a flora intestinal, atuam a nível do sistema digestivo e ajudam a prevenir infeções, por exemplo.

 

6. Ovos (dá para aproveitar a clara e fazer aquela máscara fantástica)

Fontes de proteínas e nutrientes essenciais, os ovos não devem faltar em casa, já que contribuem (por exemplo) para o bom funcionamento cerebral e cardiovascular. Além disso, opções de confeção não faltam (nada de inventar bolos ou sobremesas).

 

7. Laticínios (o leito dispenso, mas os outros nunca faltam no frigorífico)

Como iogurtes, queijos ou leite, por exemplo. Este tipo de alimentos são ricos em cálcio (essencial para os ossos) e importantes fontes proteicas. Lembra-te de, sempre que possível, optar pelas versões magras, evitando assim o consumo de gorduras saturadas, prejudiciais ao nosso organismo.

 

8. Cereais (nada de cair na tentação de levar aqueles de pacotes que são autênticas bombas calóricas)

Pão, arroz, aveia, quinoa, trigo-sarraceno ou milho são apenas alguns exemplos. Ricos em fibra, estes ajudam a melhorar a função intestinal e são bons aliados para quem quer regular o peso, já que o ajudam a controlar o apetite.

 

9. Especiarias (o segredo dos pratos passa por eles)

Com propriedades anti-inflamatórias, elas são o substituto ideal do sal, um veneno para a pressão arterial. Além disso, também podem ajudar a acelerar o metabolismo, tendo em conta a capacidade termogénica de algumas delas (canela e pimenta, por exemplo), auxiliando a perda de peso.

 

10. Água (trocava este item por vinho tinto, mas como a autoria da lista não é minha, nada de inventar)

Bane da tua dieta alimentar os sumos, refrigerantes e bebidas açucaradas. A água foi, é e sempre será a nossa melhor aliada para manter o organismo hidratado e evitar a retenção de líquidos e ajudar a manter o peso ideal.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Vitória a 27.01.2016 às 14:01

Sou cumpridora de todos os itens mesmo ser ter lido a vida activa
Imagem de perfil

De LegoLuna a 27.01.2016 às 15:00

És cá das minhas!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D