Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida, na casa dos 30, que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


3056384-poster-p-1-5-signs-youre-a-great-founder-b

 

Porque hoje começa mais uma semana, nada como adotar esta resolução: ser melhor pessoa. Não quero com isso dizer que és uma má pessoa, mas que podemos sempre melhorar a nossa maneira de ser e de estar. Afinal "para melhor muda-se sempre".

 

Se o teu objetivo é tornares-te uma pessoa melhor, então o primeiro passo será aprender a fazer melhor. E fazer melhor é algo a que todos podemos (e devemos) aspirar – onde quer que estejamos e o que quer que seja que estejamos a fazer. Essa aspiração – a melhorar constantemente, a estar sempre a mudar e a crescer, a fazer cada vez melhor – é o que nos move e nos faz avançar para a frente.

 

Deixo-te com sete desafios para os próximos sete dias. Se conseguires encará-los com coragem, respondê-los com verdade e por em prática o que aprendeste, os próximos sete dias serão a tua master class para te tornares uma pessoa melhor.

Dia 1: Como é que soo?

Co­meça o dia a ouvir as coisas que dizes – aos ou­tros e a ti pró­pria. A forma como soas é o me­lhor in­di­cador da forma como pensas. Ex­pressas negativismo ou oti­mismo? Com­pla­cência ou ale­gria? Acei­tação ou julgamento? Aprende a se­le­ci­onar os teus pen­sa­mentos e as al­te­ra­ções no teu dis­curso e com­por­ta­mento se­guir se ão. Faz de hoje o pri­meiro dia em que soas da forma como queres-te sentir.

 

Dia 2: O que ainda preciso de aprender?

Sentir que já sabes tudo o que pre­cisas de saber tira-te a ca­pa­ci­dade de aprender mais. Per­gunta a si mesma es­pe­ci­fi­ca­mente o que ainda pre­cisas de aprender. Po­derá ser aper­fei­çoar uma ha­bi­li­dade, cul­tivar um novo há­bito, atu­a­lizar o teu co­nhe­ci­mento téc­nico ou abrir-se a um novo campo de es­tudo. Se não es­tiveres dis­posta a aprender nin­guém te po­derá ajudar, mas se estiveres de­ter­mi­nada a aprender, nin­guém te segurará. Faz de hoje o primeiro dia de um novo plano de apren­di­zagem.

 

Dia 3: Como posso ser mais resoluta?

Ser mais re­so­luta passa por estar mais pre­sente, o que por sua vez te torna mais aces­sível – não apenas para os ou­tros mas também para ti pró­pria. Como David Vis­cott es­creve: "O pro­pó­sito da vida passa por des­co­brir o seu dom. O tra­balho da vida passa por de­sen­volvê-lo. O sen­tido da vida passa por con­cedê-lo." O que é que podes fazer hoje para seres mais re­so­luta, mais aces­sível e mais pre­sente? Lembra-te de que a tua his­tória conta e a tua voz in­te­ressa – e de que nasceste para criar im­pacto. Faz de hoje o dia em que co­meças a con­cen­trar-te no teu pro­pó­sito e sig­ni­fi­cado.

 

Dia 4: Como é que posso tornar-me melhor modelo?

Deves co­meçar por aprender a amar-te e a res­peitar-te a si pró­pria. É uma po­sição de pri­vi­légio, uma que lhe pede que vás mais fundo para en­tenderes o que é im­por­tante para ti e para te moldares na me­lhor pessoa que consegues ser para li­derar pelo exemplo. Não se trata de te tornares numa pessoa que não és mas sim de seres ge­nuína com quem és, com todas as tuas fra­quezas e pontos fortes, e de passar a viver a partir dessa ver­dade. Faz de hoje o dia em que co­meças a ser um mo­delo au­tên­tico. Sê tu mesma, sê a me­lhor versão de ti mesma e faz tudo com ex­ce­lência.

 

Dia 5: A quem preciso de perdoar?

A que mo­mento da tua vida pre­cisas de aplicar perdão? E onde deves deixar a raiva para trás? Quem é que te traiu, ma­goou, causou dor? Hoje podes tornar-te uma pessoa me­lhor ao co­meçares a cor­rigir os erros da tua vida. Seja con­tigo ou com outra pessoa, faz de hoje o dia para per­doar – para que possas se­guir em frente.

 

Dia 6: Como é que posso atar tudo com amor?

Foi o poeta ro­mano Ovídio que disse: "Se quer ser amado, seja ado­rável." A me­lhor forma para au­mentar o amor nas nossas vidas passa por atar tudo com amor. Ama-te a ti mesma, ama os teus amigos, a tua fa­mília, o teu par­ceiro, os teus co­legas, os teus chefes, os teus cli­entes, os teus pro­fes­sores – trata todos os que en­contras como seres hu­manos amados. Dá-te livremente sem es­perar nada em troca. Faz de hoje o dia em que atas tudo o que dizes e fazes com amor in­con­di­ci­onal. O amor é tudo.

 

Dia 7: Como posso cultivar uma atitude de gratidão?

No úl­timo dia da se­mana que dá início à tua vida me­lhor é al­tura de te focares na gra­tidão. Olha para a tua se­mana com gra­tidão pela pessoa que és e pelo que tens e pela pessoa em que te estás a tornar – e o que estás a ga­nhar. Estás feliz com o quê na tua vida? Estás or­gu­lhosa de quê? Não penses apenas sobre os factos – mas sente-te ati­va­mente grata: pelas coisas boas, pois nem todos as re­cebem, e pelas coisas más, pois dão-te força e em­patia. Faz de hoje o ponto de par­tida de um sen­ti­mento de gra­tidão que se es­tende por todos os teus dias. Sente-te grata, aprecia o que tens. Todos os dias tens uma nova opor­tu­ni­dade para seres me­lhor pessoa do que foi no dia an­te­rior. Quando prestas atenção a essas opor­tu­ni­dades e tiras o má­ximo pro­veito das mesmas, a tua re­com­pensa será uma vida de cres­ci­mento e re­a­li­zação incrível.

 

Só de escrever já me sinto melhor pessoa. Agora é por em prática estas dicas todas e investir tempo, motivação, vontade e amor. Porque amor é tudo! Não concordas?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D