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Crónicas e confissões de uma rapariga gira e bem resolvida que (ainda) não cumpriu o papel para a qual foi formatada: casar e procriar. Caso para cortar os pulsos ou dar graças? Talvez nem uma coisa nem outra!


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Quem nunca amaldiçoou a segunda-feira, o (maldito) primeiro dia últil da semana? Quem nunca sentiu aquele ressentimento gratuito, porém genuíno, para com o dia em a maioria de nós é arrancado impiedosamente do abraço aconchegante do domingo? Quem nunca desejou que esse dia fosse pura e simplesmente banido do calendário laboral?

 

Voltar ao ativo após dois dias isentos de horários e compromissos, não é nada motivante, antes pelo contrário. Só de pensarmos naquele maldito despertador que toca às primeiras horas da matina, altura em que a cama está mais convidativa (nem de propósito!). Só de pensarmos na correria para sairmos de casa a tempo e horas. Só de pensarmos em trânsito congestionado e/ou transportes coletivos apinhados de gente mal humorada (sem falar naquele cheirete de corpos que fedem por falta de higiene). Só de pensarmos em chefias e colegas mal amados, que parecem ter prazer em descarregar nos outros as responsabilidades pelas suas vidas frustradas. Só de pensarmos que são precisos mais cinco dias de puro contrarrelógio até voltarmos novamente ao modo fim-de-semana. Só de pensarmos nisso tudo o humor altera-se, a alegria desvanece-se e o desânimo instala-se.

 

Porque pessoas com alto astral fazem toda a diferença no nosso dia e porque não temos que ser mais um desses mal humorados das segundas-feiras, partilho contigo alguns dos meus truques, inspirados na meditação mindfulness, para obter aquela dose diária recomendada de energia positiva tão necessária, sobretudo no início da semana.

 

Segundo Vasco Gaspar, autor do livro 'Aqui e Agora: Mindfulness', esta técnica de meditação, além de ajudar a lidar com problemas físicos e psicológicos, como ansiedade, depressão, dependências várias, desordens alimentares e tensão arterial alta, quando usada no dia-a-dia ajuda a equilibrar o corpo e a mente. Como? Seguindo estas 20 dicas simples:

  1. Observar a respiração.
  2. Olhar-se ao espelho.
  3. Ouvir música calma.
  4. Ler um livro.
  5. Meditar.
  6. Observar as pessoas à volta.
  7. Desligar os dispositivos móveis (telemóvel, tablets, ipods…).
  8. Fazer um elogio genuíno.
  9. Ajudar alguém.
  10. Soltar-se e rir.
  11. Organizar algo (relacionado com o trabalho ou casa).
  12. Escrever como se fosse para um jornal.
  13. Definir pequenas metas diárias.
  14. Escrever pequenas notas em post-it.
  15. Cozinhar uma refeição.
  16. Saborear cada dentada enquanto comemos.
  17. Criar algo artístico.
  18. Fazer exercício físico.
  19. Dar um passeio.
  20. Tomar um banho longo.

 

De modo a minimizar ao máximo os efeitos nefastos da segunda-feira na minha mente, tento sempre cumprir pelo menos metade desta lista ao longo do dia de domingo.

 

Espero ter ajudado a fazer deste seu início de semana uma experiência mais positiva e infinitamente mais compensadora. Uma feliz semana a todos nós, que bem merecemos!

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